(B...)
BACALHAU
Peixe que não vive na superfície da água; tem o seu habitat, entre 100 e 500 metros de profundidade; vive espalhado nas costas da Groelândia, Tera Nova, Noruega, U.S.A., etc. Os maiores exemplares, atingem a 3 metros de comprimento, e pesam 100 quilos. A fêmea durante o ano, faz cerca de 12 posturas, pondo milhares de ovos de cada vez, medindo em regra 1 mm. de comprimento. A fêmea adulta, atinge a 80 centímetros, levando quatro anos para chegar a esse estado. Do bacalhau, se extrai o seu famoso óleo de fígado, riquíssimo em vitamina A, muito usada em medicina.
BANANA
Fruto da bananeira. O Estado de São Paulo, é o maior produtor do Brasil, e o maior bananal do Brasil, floresce entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com mais de 50 milhões de bananeiras. A ilha de Bananal, apesar do nome, considerada a maior ilha fluvial do mundo, possui mesmo, é grande quantidade de babaçuais.
BATATA
A batata já era usada, pelos indígenas, antes da descoberta da América. A batata, chamada inglesa, apesar de seu nome, é originária da região andina, na América do Sul, entre as altitudes de 500 a 2000 metros, ideais para o seu desenvolvimento. O maior produtor de batata doce no Brasil é o Estado do Rio Grande do Sul.
BETERRABA
Foi o químico alemão André Margraf, que no século XVIII, descobriu, que do vegetal beterraba, poderia se extrair açúcar. Porém, sua descoberta, ficou no esquecimento, até que, em 1806, o bloqueio, decretado por Napoleão Bonaperte, levou os povos da Europa a liberta-se da cana, incrementando-se o cultivo da beterraba. Na Europa, atualmente 90% do açúcar, é extraído deste vegetal. Até fins da Idade Média, só se conhecia o mel de abelhas, para adoçar es alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário