domingo, maio 23, 2010

3º PLANO DE AULA

Alimentação Saudável

O Ministério da Saúde elaborou os dez mandamentos da alimentação saudável, com as atitudes que devem ser seguidas no dia-a-dia para garantir uma alimentação em equilíbrio. Veja a seguir:
1Comer frutas e verduras. Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.

2Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice versa).O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado!

3Evitar gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras, pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

4Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês. Essa medida serve para a pessoa ter uma idéia da quantidade de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O importante é não correr o risco de usar óleo demais.

5 - Evitar longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo bastante fome e comendo exageradamente o mesmo acontece com quem não tem hora certa para comer ou pula uma das refeições.

6Comer com calma e não na frente da TV. Quando a pessoa come com pressa, além de não saborear o alimento, demora mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. É como se ela não desse tempo suficiente para o organismo perceber a quantidade de alimento ingerida. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo. Além disso, as propagandas de produtos alimentícios despertam ainda mais o apetite e, por consequência, a gula.

7Evitar doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias – em geral os doces e alimentos gordurosos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o surgimento de doenças como a obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras.

8Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais. Não é preciso cortar nenhum alimento da dieta. Basta prestar atenção nas quantidades e dar preferência aos alimentos ricos em nutrientes, ao invés de calorias. Importante ainda é não esquecer dos sagrados 8 copos de água por dia.

9 e 10Atividade física: duração e frequência. O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias. Você não precisa ficar várias horas se exercitando e suando sem parar. Pegar pesado é para atletas. Cada um deve procurar uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir incentivado e buscar a orientação de um professor de Educação Física. O que não pode é ficar parado!

Fonte: Ministério da Saúde

Texto: Cuido de mim

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Os alimentos fornecem energia para realizar muitas atividades. Você precisa de energia para caminhar, para brincar e até para pensar. Enquanto você lê esse texto, a energia dos alimentos é utilizada!  A energia pode ser fornecida principalmente pelos alimentos ricos em carboidratos. Os alimentos ricos em proteínas são necessários para seu corpo crescer e se reconstituir. Já as vitaminas e os sais minerais garantem o equilíbrio das atividades que ocorrem no corpo. Uma alimentação saudável é aquela que é equilibrada e suficiente. Comer bem não significa comer muito! É necessário ingerir alimentos que contenham todos os tipos de alimentos. Por isso é importante que nossas refeições sejam variadas e em quantidades adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário