domingo, maio 23, 2010

ALIMENTAÇÃO

Introdução

Pensando em explorar o projeto pedagógico da escola e abranger os temas a serem desenvolvidos no decorrer do ano, buscando focar o projeto Alimenta Elias, surge o subprojeto, ALIMENTAÇÃO, com o objetivo de ampliar a questão de se alimentar na escola para uma questão de consciência e saúde na hora de comer.
Este subprojeto vem de encontro ao projeto da unidade que visa uma alimentação saudável no horário de aula e para desenvolver bons hábitos nos educandos, é preciso trabalho, prática e conscientização e é isso que buscarei atingir com este trabalho.

Objetivo Geral

- Desenvolver a consciência da importância de uma alimentação saudável.

Objetivos Específicos

- Diminuir o desperdício de alimentos;

- Introduzir e conscientizar que o horário de almoço é momento de aula e aprendizagem dos educandos;

- Perceber que uma alimentação saudável na infância lhes garantirá uma vida mais saudável e duradoura.

Justificativa

A partir da Proposta Pedagógica da unidade escolar Elias Shammass, surge a necessidade de considerar o projeto Alimenta Elias para trabalhar interdisciplinarmente o assunto, abrangendo os diversos conteúdos que envolvem esse tema. Considerando essa abordagem, deve-se pensar em uma maneira de utilizar essas diferentes linguagens de forma a possibilitar a construção de saberes para a atuação dos alunos no mundo de hoje. Sendo assim, o subprojeto ALIMENTAÇÃO deverá viabilizar a aquisição de saberes integrados de modo interativo, numa construção coletiva e isso poderá ser efetivado com a utilização de eixos integradores significativos para sua atuação na vida social e escolar dos educandos.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas interdisciplinarmente, focando o tema alimentação em todos os eixos integradores dos conteúdos necessários para a série em questão. Deverá ser explorado o horário de almoço como principal recurso prático para enriquecimento do tema a ser trabalhado. Pesquisa relacionada ao assunto, também será desenvolvida para ampliar as fontes de informação.

Recursos

O projeto supracitado propiciará de forma relevante a utilização de recursos, explorados dentro das áreas de conhecimento trabalhadas em sala de aula, como:
- Cartazes informativos;
- Registros fotográficos;
- Pesquisas sobre o assunto;
- Textos informativos;
- Atividades relacionadas ao tema;
- Jogos educativos;
- Portfólio;
- entre outros.

Avaliação

A avaliação ocorrerá continuamente, de maneira processual, formativa e mediadora por meio da participação dos alunos nas atividades propostas e dos registros realizados no decorrer das aulas. Tendo como produto final a produção de portfólio, será possível a auto-avaliação, destacando os objetivos atingidos e ressaltando aqueles que ainda deveremos buscar atingir.

Projeto desenvolvido e aplicado pela Profª Monalisa
com os alunos da 4ª série D.

4 comentários:

  1. NOSSA PROFESSORA LEGAL !!!
    E A SUA SALA BAGUNÇA MUITO? ESPERO QUE NÃO BJOS
    ASS:Johan Brian Messias ex-aluno da professora monalisa

    ResponderExcluir
  2. eu adoro estudar néssa escola e fico muito feliz de ver tantos comentarios da minha escola bjs tanbem adorei

    ResponderExcluir