domingo, maio 02, 2010

PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE

Aprendendo Com Saúde

Programa criado pelas Prefeitura da Cidade de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Educação, para detecção precoce e tratamento de agravos à saúde bucal, que de algum modo possam prejudicar o desenvolvimento e o bom desempenho escolar. Desenvolvido pela equipe de saúde bucal através de atividades preventivas e curativas, como exame clínico, orientação educativa, escovação dentária supervisionada com creme dental fluoretado e aplicação tópica de Flúor quando necessário. Além de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) no próprio espaço escolar ou encaminhamento à Unidade Básica de Saúde de referência da residência do aluno.

As escolas públicas municipais de ensino fundamental foram visitadas por equipes médicas do Programa Aprendendo com Saúde para avaliar a saúde bucal dos alunos na própria escola. Eles receberam "orientações lúdicas" sobre a escovação correta e os cuidados para prevenir cáries abordando hábitos e alimentação. O Programa incluiu também palestras sobre temas como alimentação saudável e higiene pessoal.

A coordenação do programa comemora a ampliação do Programa com resultados positivos e aumento no número de atendimentos. Os objetivos vão desde o diagnóstico precoce de problemas, o estímulo a comportamentos e hábitos saudáveis de alimentação e escovação, até a prevenção de doenças transmissíveis e orientações sobre as conseqüências do hábito de fumar.

O Programa foi ampliado para atender mais crianças. Foram implantadas equipes móveis de Saúde Bucal, cada uma com um cirurgião dentista, dois técnicos de higiene dental e três auxiliares de consultório dentário, que auxiliam nas atividades de tratamento e prevenção de cáries.
 fonte: saude.prefeitura.sp.gov.br/

Não se esqueçam, a alimentação começa pela boca...que tal uma boca saudável para ter uma boa alimentação??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário