domingo, abril 18, 2010

(C...)

(C...)
CACAU
Fruto originário do Amazonas. Segundo os naturalistas, teve a sua cultura, iniciada em 1746, na Bahia, senda o primeiro plantador Antonio Dias Ribeiro, na Fazenda Cubículo. O maior produtor de Brasil, é a Bahia, 97% da produção é feita por aquele Estado. Só a cidade de Ilhéus, tem mais de 50.000.000 de pés de cacaueiros. Sua gordura, é empregada em farmácia, sob o nome de manteiga de cacau. De sua amêndoa do fruto, é que se faz o chocolate. Foi introduzida pelos índios, na América Central, e, posteriormente transplantada para a àsia e Africa, pelos portugueses e espanhóis.
 CAFÉ
A história do café, perde-se nos primórdios do tempo. Diz a história, que em Kaffa, na Africa, a mais de 300 anos A.C., um pastor, ficou admirado, observando a agitação nas suas ovelhas, quando comiam um pequeno fruto avermelhado. Colheu alguns daqueles frutos, e levou-os para um mosteiro. Neste mosteiro, havia por norma, um revezamento noturno. entre os monges, ao qual vários deles faltavam, por não poder controlar o sono. Crentes da história do pastor, decidirem aproveitar os frutos avermelhados como estimulantes; os resultados foram surpreendentes: não mais faltaram os monges a sua missão, dominados por uma insonia e vivacidade. Foi na cidade de Moca, na Arábia, que o café encontrou o seu clima ideal; deu-se tão bem naquela cidade que em todo o mundo, para se falar do café, adaptaram aquela denominação “moca”, lembrando assim a cidade de onde se acreditava ser originária. Certos estudiosos, afirmam, ser o café originário de Abissinia, outros de Pérsia. Cumpre frizar, que foi o naturalista sueco Karl Linen, que imaginando ser o café originário da Arábia, deu-lhe o nome da "Coffea Arábica". Da Arábia, o café foi para o Egito, isto no século XVI, onde após longas discussões, foi aprovado. Foi introduzido na Europa, em 1554, na Itália, logo após na Alemanha. A província do Pará, foi a primeira do Brasil, em que se cultivou o café, no ano de 1723, teriam sido trazidas por um desertor de Cyena na Guiana Francesa; porém o mais certo é que foram introduzidas, pelo sargento mór Francisco de Melo Palheta. E o Brasil o maior produtor de café do mundo, é o Paraná, e não São Paulo, que ocupa o primeiro lugar no país.
 
CAJÚ
Os cajús, são apenas pedúnculos carnosos, e servem de pé ao fruto que é a castanha. É originário do Brasil, existindo em quantidade do Norte e Nordeste do Brasil. A árvore, atinge de 4 a 10 metros de altura, durante a sua existência média de 20 anos.
CAMARÃO
Este crustáceo, vive não só no mar como na água doce. No norte, o camarão de água doce é conhecido como pitú. No Brasil, o maior núcleo de camarões, encontra-se ao longo do litoral Maranhense.

CARANGUEIJO
Um dos mais curiosos crustáceos, que habita o oceano. Todo os anos, muda a sua carcassa, com sua incrível habilidade, faz entrar e sair as suas tenazes, das aberturas da couraça.

CARNEIRO
Mamífero, quadrúpede, ruminante. Dizem que este animal antes do seu sacrifício, ajoelha-se e de seu olhos correm lágrimas.
CARPA
Peixe, muito saboroso, cuja cerne é muito apreciada na Asia e na América do Norte. A femea, pôe de uma só vez, milhares de ovos. O seu habitat preferido, é nas águas calmas. È originário da China, mais tarde se espalhando por toda a Europa. Eles são domesticáveis, e chegam a comer nas mãos de seus criadores.
CEBOLA
Planta hortense bulbosa.
O Rio Grande do Sul, é o maior produtor de cebolas de todo o país, com mais de 50% da produção.

CAVIAR
A palavra é originária do turco, porém este apetitoso manjar é oriundo da Rússia e frequentemente usado nas mesas dos tzares. O mais afamado caviar do mundo, provem do esturjão do Rio Volga, na Rússia. - Esta espécie de peixe está em vias de desaparecer, em virtude da caça intensiva que lhe movem os interessados rio caviar. O esturjão atinge até 6 metros.
CENOURA
Segundo os botânicos, a cultura da cenoura, remonta a mais de 2.000 anos, pois desde os tempos de Jesus Cristo, já era muito conhecida. Em estado selvagem e em grande quantidade, se encontra na Àsia e na África. Uma das grandes curiosidades da cenoura, é que sendo ingerida em grande quantidade, tinge a pele de moreno, pigmentação que desaparece, desde que tais tubérculos sejam suprimidos da alimentação. O motivo dEste fenÔmeno é explicado pela matéria cromática que as cenouras possuem.

CHÁ
O chá, propriamente dito, é o chá da índia ou o mate. é originário da ndia e da China. No século Xlll A.C., já era cultivado pelos chineses. Foi introduzido à Europa, pelos holandeses. A substância realmente de valor, desta bebida, é a cafeína, e esta é o melhor estimulante, descoberto até hoje, para o cérebro. O chá contém mais cafeína, que o próprio café.
CHOCOLATE
O chocolate, teria aparecido pela primeira vez, num antigo acampamento de antigos mexicanos, nos fins do século XV, daí passou à Europa e, mais tarde, à América do Sul. O Imperador Montezuma do México, foi um dos maiores apreciadores desta bebida; afirmam, que ele mantinha diáriamente à mesa, 50 vasilhas de ouro para chocolate, e, mandava por à disposição de seus empregados, mais de 3.000 pequenos barris, cheios do saboroso preparado. Foi ele, quem tornou oficial o uso do chocolate, nas refeições dos nobres.
CHUCRUTE
Repolho picado, cozido e fermentado com vários temperos. Apesar de ser o prato preferido pelos alemães, a palavra é francesa choucrout, que significa couve picada, couve fermentada. Na realidade esse alimento é feito mais comumente com repolho e não com couve. O chucrute é pernicioso à saúde. Dar-se-ia o contrário se o repolho, empregado no preparo do mesmo fosse crú, pois assim seriam conservadas e utilizadas as suas vitaminas. Os germens da fermentação do repolho, têm propriedades análogas às do bacilo búlgaro do leite.
fonte:www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário